Construída no século XVI, o portal decorado por uma cabeça humana.Conhecida também por “Casa do Carrasco Rodrigues”, por ter ali morado o carrasco de Moimenta.Situa-se na Rua Teófilo Braga, n.º 19 e 21 em Moimenta da Beira.
Convento de Nossa Senhora da Purificação
Convento feminino de clausura, construído no século XVI, sofrendo várias remodelações nos séculos seguintes.Situa-se no Largo do Terreiro das Freiras e Rua Aquilino Ribeiro, em Moimenta da Beira.Classificado como Imóvel de Interesse Publico, pelo Despacho de Julho 1985.
Fonte da Pipa
Construída no século XVIII, situa-se em Moimenta da Beira.
Solar das Guedes
Casa solarenga do século XVIII, destaque para a pintura de dois tectos no interior, em estilo rococó. Localiza-se no Terreiro das Freiras, nº. 1, em Moimenta da Beira.Classificado como Imóvel de Interesse Público, pelo Decreto nº. 28/82, DR 47 de 26 Fevereiro 1982.
Anta de Lameiras
Conjunto formado por três antas da época neolítica, situam-se no lugar das Lameiras na freguesia de Peravelha.
Antiga Igreja Matriz dos Arcozelos
Construída no século XVII, encontra-se em ruínas.Situa-se em Alcozelo do Cabo.
Capela / Miradouro de S. Antão
Templo dedicado a Santo Antão e donde se contempla uma maravilhosa paisagem. Situa-se na freguesia de Peva.
Capela da Senhora da Guia
Edificada no século XIX. Situa-se num monte rochoso, designado por “Castelo”, local onde em tempos passados existiu um dos castelo de Caria.Capela miradouro donde se pode contemplar uma bonita paisagem.Localiza-se na freguesia de Caria.
Capela de Nossa Senhora da Cabeça
Localiza-se na localidade de Arcozelo da Torre, freguesia de Arcozelos.Reconstruída recentemente.
Capela de Nossa Senhora das Portas Abertas
Situa-se na freguesia de Aldeia de Nacomba, foi recentemente restaurada.
Capela de Nossa Senhora do Carmo
Localiza-se na freguesia de Arcozelos.
Capela de Santa Bárbara
Localiza-se na Aldeia de Nacomba.
Capela de Santo António
Situa-se em Arcozelo do Cabo freguesia de Arcozelos. Destaque para a talha dourada de estilo barroco do altar-mor e imagens de arte sacra.
Capela do Mártir S. Sebastião
Capela do Senhora da Agonia
Localiza-se na freguesia de Baldos.
Casa da Quinta
Construção do século XVIII, situa-se na freguesia de Castelo.
Solar de tipo beirão com capela privativa, onde nasceu o escritor, construída no século XIX.Situa-se na Rua da Capela na aldeia de Soutosa, freguesia de Peva. Classificada como Imóvel de Interesse Publico, pelo Despacho de Julho de 1985.
Casa dos Coutinhos
Edificio construído no século XVIII, na fachada apresenta pedra de armas.Localiza-se na freguesia de Leomil.
Casa dos Mergulhões
Solar edificado no século XVIIIEncontra-se na freguesia de Nagosa.
Castro de Ariz
Localiza-se na freguesia de Ariz.
Castro de Peravelha
Restos de muralha referente a povoado pré-historico. Também aqui se encontram algumas sepulturas escavadas na rocha.Localiza-se na freguesia de Peravelha.
Castro de Sanfins
Restos de muralha de povoado castrejo, na freguesia de Paçô.
Convento de S. Francisco
Construído nos séculos XVII / XVIII, presentemente encontra-se em ruínas. Situa-se na freguesia de Rua.
Fonte dos Baptizados
Localiza-se em Arcozelo do Cabo na freguesia de Arcozelos. Fonte cavada na terra.
Mandado construir no século XVII. No interior encontra-se uma Capela dedicada à Santíssima Trindade. Situa-se na freguesia de Paçô.
Igreja de S. Bartolomeu
Templo românico, com o interior coberto por caixotões e os retábulos em talha dourada nacional.
Igreja Matriz de S. Miguel
Templo dedicado a S. Miguel, construído no século XVIII.Destaque para o interior em especial ao tecto da capela-mor coberto por caixotões com cenas da Vida da Virgem. Situa-se na freguesia de Peravelha.
Igreja Matriz da Vila da Rua
Construída no século XVII / XVIII. Destaque para o interior onde os altares colaterais são em talha dourada policromada e o revestimento da capela-mor é em caixotões com cenas da Vida de Cristo. Localiza-se na freguesia de Rua.
Igreja Matriz de Ariz
Templo edificado no século XVIII. Situa-se no centro da aldeia de Ariz.
Construída nos séculos XVII / XVIII, dedicada a S. Sebastião. Situa-se na freguesia de Baldos.
Igreja Matriz de Cabaços
Templo construído nos séculos XVII e XVIII.No interior, o chão e tecto da nave é em madeira, os retábulos em são em talha dourada e pintada. Situa-se na freguesia de Cabaços.
Construção do século XVIII, o interior é composto por três naves e retábulos em talha dourada. Caixotões revestem a capela-mor. Localiza-se na freguesia de Caria.
Igreja Matriz de Leomil
Mandada edificar no século XVII. Destaque para o interior, onde existe uma Capela dedicada a Na. Sra. da Penha de França, com retábulo em talha dourada policromada, azulejos do século XVIII e abóbada em caixotões de pedra. Situa-se na freguesia de Leomil.
Igreja Matriz de Nagosa
Templo construído no século XVII. Localiza-se na freguesia de Nagosa.
Igreja Matriz de Paradinha
Localiza-se na freguesia de Paradinha.
Igreja Matriz de Peva
Localiza-se na freguesia de Peva.
Igreja Matriz de Sarzedo
Edificada no século XIX, dedicada a S. Lourenço.Localiza-se na freguesia de Sarzedo.
Igreja Paroquial de Nacomba
Templo edificado no século XVIII.Altar-mor em talha dourada e tecto da capela-mor coberto por caixotões com pinturas de Santos. Situa-se na freguesia de Nacomba.
Igreja Paroquial de Segões
Situa-se na freguesia de Segões.
Pelourinho da Rua Considerado como monumento Nacional construído no século XVI, o Pelourinho da Vila da Rua é um Pelourinho Manuelino com soco de 6 degraus, composto por um capitel quadrangular com 4 cabeças coroadas cantonais e 4 rosetas nas faces. Alargando em mesa a base do remate, uma moldura de listeis de cujos cantos salientes se elevam 4 pináculos em pirâmide, de 3 registos de decoração com pequenas esferas e duplos listeis salientes rematados com forões. No centro outro pináculo esculpido nas 4 faces.
Pelourinho de Leomil
Pelourinho de fuste octogonal, do tipo gaiola, rematado por esfera armilar, construído no século XVI. Situa-se no Largo do Pelourinho na freguesia de Moimenta da Beira. Classificado como Imóvel de Interesse Público, pelo Decreto nº. 23 122, DG 231 de 11 Outubro 1933.
-
Pelourinho de Paçô
Mandado construir no século XV, é um pelourinho do tipo "bloco prismático" de fuste quadrado chanfrado. Situa-se na Rua do Eirô, na freguesia de Paçô. Classificado como Imóvel de Interesse Público, pelo Decreto nº. 23 122, DG 231 de 11 Outubro 1933.
Pelourinho de Sever
Construído nos séculos XVII / XVIIISitua-se na Rua do Pelourinho, na freguesia de Sever.Classificado como Imóvel de Interesse Publico, pelo Decreto nº. 23 122, DG 231 de 11 Outubro 1933.
Penedo da Fonte Santa
Situa-se na freguesia de Peravelha e donde se pode avistar as maravilhosas paisagens serranas.
Ponte Nova
Localiza-se na freguesia de Ariz. Ponte românica de dois arcos desiguais de volta perfeita e tabuleiro em cavalete.
Santa Eufemia
Situa-se na localidade de Arcozelo da Torre, freguesia de Arcozelos.
Santuário de Nossa Senhora da Conceição
Núcleo edificado, constituído por igreja, capela, altar campal, casas de apoio e fontes, donde se pode desfrutar de uma enorme beleza panorâmica.Localiza-se no lugar de Rãs, freguesia de Castelo.
Santuário de São Torquato
Ermida com duas capelas, coreto e parque de merendas, dedicada ao mártir espanhol do século II.Localiza-se na freguesia de Cabaços.
Solar do Sarzedo / Solar de São Domingos de Sarzedo
Casa senhorial, mandada edificar no século XVI, com capela privativa, a pedra de armas encontra-se na fachada principal da capela.Situa-se à entrada da povoação de Sarzedo.Classificado como Imóvel de Interesse Publico, pelo Decreto nº. 28/82, DG 47 de 26 Fevereiro 1982.
3 comentários:
Parabéns pelo blog. Espero que mude as fotos da Igreja em Ruinas e da capela de Arcozelo do Cabo, visto que as mesmas não correspondem á realidade. Continuação de bom trabalho.
Alguém é capaz de me indicar aonde se encontra a Casa dos Mergulhoes em Nagosa ?
Obrigada.
Julgo oportuno informar que Aquilino Ribeiro não nasceu nessa casa. O escritor nasceu em Carregal de Tabosa, concelho de Sernancelhe. A casa que refere é, atualmente, uma casa-museu e nela costumava passar o autor todos os verões.
Juvenal Nunes
Enviar um comentário