domingo, 7 de outubro de 2007





O topónimo principal do concelho é composto por dois elementos, sendo que "Moimenta" se trata do plural de "monumenta", no sentido de edificação funerária, o que pode querer indicar a presença de uma necrópole dos povos proto-históricos. O segundo elemento toponímico refere-se à região da Beira, onde se insere o concelho.

Como consequência da devastação provocada pelos conflitos entre mouros e cristãos, a região onde se encontra o concelho terá ficado em grande parte despovoada, pelo que em inícios do século XII, o Conde D. Henrique e depois D. Afonso Henriques principiaram a repovoa-lo através do sistema de honramento e coutamento. No entanto, no século XIV, o despovoamento era ainda de tal ordem que no território do actual concelho existiam apenas quatro paróquias. No século XV, Moimenta transforma-se em concelho, de termo bastante reduzido, integrado no couto de Leomil. Da passagem do século XVI para o século XVII deu-se um acontecimento bastante importante para a história deste concelho: a fundação do convento de Moimenta da Beira. Este convento funcionou durante bastantes anos na casa que fora de Fernando Mergulhão e veio a ser encerrado em 1812, por ordem do bispo de Lamego. O século XIX foi marcado pelas invasões francesas e em 1808, homens comandados por Loison marcharam para Moimenta da Beira, ficando esta região marcada por incêndios e destruições. Em 1834, na área do actual concelho existiam oito concelhos que aquando da reforma administrativa foram extintos, formando-se o actual concelho de Moimenta da Beira.


Moimenta da Beira é uma vila no Distrito de Viseu, Região Norte e sub-região do Douro.
É sede de um
município com 219,75 km² de área e 11 074 habitantes (2001), subdividido em 20 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Tabuaço, a sueste por Sernancelhe, a sul por Sátão, a oeste por Vila Nova de Paiva e Tarouca e a noroeste por Armamar.
A localização geográfica do concelho de Moimenta da Beira, entre o vale do Douro, de clima tipicamente mediterrânico e as terras altas da Beira Alta, de clima de montanha, propicia a existência de comunidades vegetais e animais variadas.


As freguesias de Moimenta da Beira são as seguintes:
Aldeia de Nacomba, Alvite, Arcozelos, Ariz, Baldos, Cabaços, Caria, Castelo
Leomil, Moimenta da Beira Nagosa, Paradinha, Passô, Pêra Velha, Peva,Rua, Sarzedo, Segões, Sever, Vilar.


Região montanhosa e granítica cuja dureza surge atenuada por encostas verdejantes, fica longe dos circuitos turísticos mas merece ser visitada pelo cenário rural e aldeias típicas. A sede do concelho, Moimenta da Beira, é uma vila agradável com uma interessante igreja do antigo convento beneditino (século XV) e o Solar dos Guedes (edifício de dois pisos do século XVIII com tectos pintados em estilo rococó). Na povoação de Rua, há um belíssimo pelourinho de pedra do século XVII. Percorrendo o concelho, o visitante encontra numerosos vestígios pré-históricos e praias fluviais a proporcionar momentos de descontracção e pesca nos cursos de água, nomeadamente na Barragem do Vilar (truta). O artesanato reflecte as características rurais da zona, com destaque para as típicas cestas de palha de Alvite ou os trabalhos dos latoeiros de Leomil. A gastronomia tem por base uma dieta robusta e suculenta, com receitas tradicionais de cabrito e borrego assado, numerosos enchidos, o saboroso cozido à portuguesa com a sua variedade de carnes e legumes e óptimas feijoadas. O confronto natural entre a paisagem agreste e imponente da serra e os deslumbrantes cenários da zona ribeirinha da Albufeira do Vilar atraíram, ao longo dos séculos, ao concelho de Moimenta da Beira, povos pré-históricos, civilizações castrejas, romanos e árabes. Povos cuja passagem testemunham ainda hoje as formam dos gigantescos penedos e fragas da Serra da Nave e as necrópoles e dólmens encravados no solo árido dos montes circundantes.·Fidalgos como D. Egas Moniz, responsável pela formação da vila no longínquo século XIII ou Fernão Mergulhão, fundador do Mosteiro feminino de Nossa Senhora da Purificação, enriqueceram as ruas e praças da vila com solares majestosos e casas apalaçadas. As mesmas que encantaram Aquilino Ribeiro e que vivem eternizadas nas páginas dos seus contos e histórias. Pela estrada fora, adivinha-se facilmente a razão da fama da gastronomia e do artesanato destas gentes beirãs, ao contemplar os longos pomares de maçã, os campos de batata e cereais, recortados entre pastos verdes, abundantes em gado e rebanhos de ovelhas. Nas aldeias em redor, as mulheres tecem mantas e capuchas, cozem o melhor pão regional para acompanhar o cabrito assado e os enchidos que nas festas populares enchem a mesa, ao lado das trutas do Vilar, dos doces conventuais e do vinho "Terras do Demo". Os homens dividem os dias entre o trabalho do campo, o artesanato, a pesca e a caça, tirando proveito dos bens que a natureza generosamente lhes doou ao dotar o concelho de extensos vales e rios de límpidas águas.



Actividades económicas: Agricultura, vitivicultura, fruticultura, construção civil, indústria de granitos e metalomecânica

Festas e Romarias: Mártir S. Sebastião (20 de Janeiro), S. João (24 de Junho) e S.Pedro (29 de Junho)

Património: Convento Beneditino, Solar dos Almeidas, casas da Moimenta e dos Guedes, Capela da Senhora do Amparo, Fonte da Pipa, Fonte S. Plácido, Igreja Matriz, Capela Nosso Senhor ods Aflitos, Fonte da Mina e da Corujeira, Capela Mártir S. Sebastião, Imagem de Nossa Senhora de Fátima, Fonte de S. João, Fonte S. Plácido, Capela Nossa Senhora das Mercês e Capela No Nosso Senhor da Boa Passagem

Outros Locais: Lugar da Forca. No lugar da Corujeira esteve instalada uma forca. Além desta, Moimenta teve uma outra junto à Capela do Mártir. Se a estas forcas juntarmos as Fragas da Forca, Moimenta ganha alguns contornos lúgubres.

Artesanato: Tanoaria, bordados e rendas

Colectividades: Bombeiros Voluntários de Moimenta, Rancho Folclórico da Casa do Povo de Moimenta da Beira, Associação Cultural e Recreativa de Moimenta da Beira, Clube de Caça e Pesca de Moimenta, Rádio Riba Távora, Pedaladas Clube de Cicloturismo, Clube de Rodas e Motores, Grupo Coral da Paróquia de S. João Baptista, Orquestra Municipal de Moimenta da beira, Clube de Desporto e Recreio de Moimenta da Beira e Grupo de Escuteiros da Freguesia.

Orago: S. João Baptista

Feiras: S. Francisco (4 de Outubro), concelhia (quinzenal) e Feira de S. João Baptista (em Junho)

Sem comentários: